Buscar
  • Serifa Comunicação

Caminho para o cabelo dos sonhos: a importância da programação para o Transplante Capilar



A aparência dos cabelos sempre esteve alinhada às expectativas e autoestima de homens e mulheres e, com a popularização de procedimentos estéticos capilares, as possibilidades para atingir o resultado desejado aumentaram. O Transplante Capilar, realizado em clínicas dermatológicas, a partir de um profissional especializado, tornou-se tendência entre os pacientes. Mas, como qualquer cirurgia, requer diversos cuidados para que o processo seja o melhor possível.


De acordo com a dermatologista Thalita Carlesso, especialista em Tricologia, o planejamento para o procedimento é um passo fundamental antes de realizar o transplante e deve acontecer, inicialmente, a partir de uma consulta pré-operatória. “Neste primeiro contato, o profissional irá avaliar o cabelo e o couro cabeludo e conversar com a pessoa a respeito de suas perspectivas e desejos”, explica.


A avaliação inicial torna-se importante para que, em conjunto, médico e paciente, possam decidir o procedimento mais indicado para cada caso específico. “Durante a consulta, explicamos todo o processo e solicitamos os exames necessários antes da realização do transplante. Por isso, o paciente deve, também, passar todas as informações relevantes, como experiências com medicamentos, alergias, histórico familiar e outras questões que podem interferir na hora da cirurgia”, aponta a doutora Thalita.


Dessa forma, cada consulta apresenta-se como única e personalizada, pois serve para explorar as causas da perda dos fios e avaliar o problema e a condição de cada indivíduo de forma específica. A partir de técnicas realizadas em consultório, como a tricoscopia, o médico poderá ter maior compreensão sobre a situação. “Neste momento, avaliamos a área doadora, de onde serão retirados os fios, para entender sobre a densidade e a elasticidade do couro cabeludo do paciente. Assim, podemos definir, com clareza, como será a cirurgia”, esclarece.


Além disso, é neste momento que o paciente deve tirar todas as suas dúvidas, para estabelecer uma relação de segurança com o médico e, assim, garantir que as expectativas sejam atendidas. “A confiança no profissional deve ser uma preocupação primordial para o sucesso do transplante”, afirma Thalita, que acredita na importância da pesquisa prévia sobre a formação, recomendações e trajetória do médico antes de decidir se submeter a uma cirurgia.



Agilidade e tecnologia



Com os avanços tecnológicos da ciência, cada vez mais, a medicina tem evoluído para facilitar os processos aos pacientes. De acordo com a doutora Thalita, para garantir mais eficiência na hora de decidir sobre os procedimentos, a preocupação com o digital é essencial. “Nós decidimos criar um site para que este caminho entre o sonho e a realização do transplante fosse facilitado”, explica.


No novo site, o internauta pode encontrar informações sobre as principais técnicas executadas na clínica, para que possa esclarecer algumas questões mesmo no conforto de casa. Além disso, pela página, é possível realizar uma “Pré-Consulta Virtual”, em que o indivíduo deve responder algumas perguntas sobre sua condição capilar e informar o seu contato.


Por mais que seja uma ferramenta atual e positiva para agilizar alguns procedimentos, a doutora afirma que essa Pré-Consulta não substitui a consulta presencial. “Esse processo não descarta o contato na clínica, apenas facilita o entendimento a respeito do problema. Somente presencialmente, será possível, de fato, diagnosticar e examinar a situação do paciente”, conclui.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo